quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

LIVRO MEREÇA SER FELIZ



LIVRO MEREÇA SER FELIZ
Wanderley S. de Oliveira
Pelo Espírito Ermance Dufaux
Sumário
Pérola de Deus _____________________ 15



Apresentação______________________ 17


Prefácio __________________________ 19
1. A Palestra de Eurípedes Barsanulfo 23


“Todos que aqui nos reunimos somos testemunhas dos efeitos da negligência e da invigilância de muitos amigos queridos que foram bafejados pela luz do Consolador, mas que não se deixaram penetrar pelos raios da educação espiritual.
Compete-nos fazer algo mais em favor desse estado de coisas!
2. Felicidade do Tarefeiro Espírita 29 

“Caridade com o próximo, porém igualmente conosco. A luz com a qual clareamos os caminhos alheios é crédito perante a vida, entretanto, somente a luz que fazemos no íntimo nos pertence e é fonte de liberdade e equilíbrio, paz e riqueza na alma.”
3. Estudando o Orgulho ........................................................ 33
“O estudo atento do orgulho será um caminho de infinitas descobertas para todo aquele que anseia pelas conquistas interiores.”
4.Informar e Conscientizar ....................... 39
Uma criatura informada poderá realizar amplos vôos nas realizações do bem, entretanto, somente os conscientizados saberão como usar essas realizações para sua libertação pessoal.
5. Confessai-vos uns aos Outros................................ 42

"As fileiras espíritas têm sido atacadas por essa infestação moral de vergonha em compartilhar necessidades íntimas com fins reeducativos através do diálogo construtivo, criando uma lamentável “epidemia coletiva” de sigilo e omissão acerca das realidades profundas da alma..."
6. Inteligência Intrapessoal ........................................... 47

O problema não é como convivemos com o outro, mas sim como convivemos com o que sentimos e pensamos em relação ao outro.
Por isso a boa convivência consigo mesmo é o princípio seguro de equilíbrio para uma interação proveitosa. "
7. Comparações....................................................................... 51
“Nos relacionamentos as comparações são muito utilizadas pelo orgulhoso com a finalidade de exacerbar seu conceito pessoal e rebaixar a importância dos demais.”
8. Credibilidade Social e Cidadania..................................... 55

“O amor ésó pode ser adquirida pela alma que o movimento que nos importa acima de quaisquer princípios ou idéias. Credibilidade ama, e não por credenciais exteriores de adesão a grupos ou movimentos nos fins de semana."
9. Carmas Imaginários ................................................. 60

 O perfil psicológico do desmerecimento e do pecado, ainda tão presentes na mentalidade dos povos, generalizou crenças em tomo da idéia do pensamentos destituídos de bom senso e amparo na razão.”carma que aumentam a infelicidade humana através de
10. Opiniões Auto-estima................... ......................... 64

“Porque não aprendemos ainda o auto-amor, costumamos esperar as compensações e favores
do amor alheio, permitindo um nível de insegurança e dependência dos outros face ao excessivo Valor que depositamos no que eles pensam sobre nós."


11 Os Espíritas Diante da Morte.............................. 68
“Somente o conhecimento doutrinário não erradica nossos problemas com a morte. Se reunirmos toda a sabedoria das obras básicas e das subsidiárias acerca desse tema, teremos algo comparável a pequeno grão de areia perante o oceano imenso das realidades da vida imortal." 

12. Interiorização ............................................... 71
"Conhecer-se é a primeira iniciativa a fim de estabelecermos um acordo de paz interior. É a via de acesso para chegarmos ao estágio íntimo do bom relacionamento com a sombra, a tal ponto de nos munirmos de condições para uma autêntica mudança.”
13. Personalismo, a Lupa do Orgulho.................... 74

Consideremo-lo em uma metáfora como a lupa do orgulho voltada na direção do eu, ampliando, exageradamente, o valor pessoal.
Um estado no qual a mente está mais voltada para os hábitos do ego em negação aos ditames da consciência.”


14. Velho descuido............................................................ 77
"Espera-se, com certa dose de razão, daqueles que esposam os princípios espíritas, que sejam criaturas de hábitos sublimados e comportamento exemplar, e quando se constata que nem sempre os amigos de ideal são o que idealiza-se que fossem, abre-se espaço para as cobranças, o desencanto e a desafeição.”
15.Carências ................................................................... 81

"As matrizes profundas da carência podem ser encontradas no subconsciente. É o vício milenar de exigir e esperar ser amado sem disposição altruísta suficiente para amar. Resulta de uma construção lenta e gradual com bases no egoísmo."

16. Aprender a Fazer........................................................ 86

“A informação espírita é cultura, e a cultura em si não abriga o saber, porque o saber implica o uso da informação para gerar a transformação - meta essencial da proposta espírita.”
17 Camuflagens e Projeções........................................ 89
“O reflexo mais eminente da presença de semelhantes defesas psíquicas é a perda da autenticidade humana. Na medida em que vai amadurecendo física e psicologicamente, a criança, o jovem e mais tarde o adulto aprendem a esconder-se de si e do mundo, gerando um complicado mecanismo para atendimento dos apelos sociais e paternais, quase sempre, em desacordo com sua autêntica personalidade.”
18. Vício de Prestígio .........................................................95
"Assim como existe a dependência química de tóxicos, existe a dependência psíquica de evidência e reconhecimento individual. Esse tipo de viciado é escravo da auto-imagem exacerbada que faz de si mesmo.”

19. Etapas da Alteridade............................................... 99
“O trato humano com a diferença, da qual o outro é portador, tem sido motivo para variados graus de conflitos e adversidades. Inclusive entre os seareiros da causa espírita observa-se o desafio que constitui estabelecer uma relação harmoniosa e fraterna, quando se trata de alguém que não pensa igual ou que foge aos convencionais padrões de ação e pensamento, perante as tarefas promovidas nos círculos doutrinários.”
20. Azedume, Temperamento Epidêmico .............................. 103
"Azedume não é traço emocional somente de mau-humorados e irritadiços, pois ultrapassa essas
conotações mais conhecidas e encontra-se na raiz de muitos quadros comportamentais da vida
moderna.”
21. Puritanismo do Espírita ........................................ 108
“O puritanismo de alguns espíritas, nada mais é que a vivência exterior do Espiritismo, a criação de “protótipos de conduta” através de hábitos e costumes padronizados do tipo "espírita faz isso ou não faz aquilo".

22. Desafio Afetivo ........................................................... 112

"Apreciar a beleza, gostar da companhia, exaltaras qualidades ou surpreender-se com a cultura são

reações naturais ante aqueles que apreciamos. O cuidado nesse assunto deve situar-se nos sentimentos que permitimos ebulir a partir desses encantamentos passageiros.”

23. Fuga do Mundo ................................................................116
Afora os conflitos naturais, sofridos em razão da necessária adaptado do homem depois que toma contato com as diretrizes espirituais,podemos classificar essa fuga do mundo, quando se toma persistente e sistemática, como verdadeira inconformação com as vicissitudes corporais.


24. Silenciosa Expiação ............................................ ..... 121
“Todo esforço de transformação interior gera reações penosas no controle dos impulsos do automatismo. Renovar é uma operação mental de contrariar a rotina, o habitual, gerando incômodos e dores variadas.
São as dores psíquicas, dores íntimas. Efeitos naturais da ação transformadora, constituindo verdadeira expiação, silenciosa expiação."
25. Obsessão e Orgulho ....................................................... 125

“Não se admitir em erro ou isento das interferências de adversários do bem é uma atitude invigilante e perigosa que, por si só, já é uma porta aberta para o acesso dos maus espíritos.”

26. "Traços do Arrependimento................................. 129

“Três são os traços que caracterizam o arrependimento: desejo de melhora, sentimento de culpa e esforço de superação. Se tirarmos o esforço de superação dessa seqüência teremos o cruel episódio mental do remorso, ou seja, os arrependidos que nada fazem para se melhorar.”
27 Os Responsáveis São felizes ............................ 133

“Não fomos educados para ser responsáveis, fomos “educados” para sermos culpados: perante as falhas, castigos; perante os êxitos, recompensas. Prêmios e punições representam o coroamento das ações, como se nada mais existisse ou fosse possível existir entre os extremos que denominamos “errado e certo”.


28. Reféns do Preconceito ............................................ 138
”Ainda que desejemos não estabelecer julgamentos, nosso estágio evolutivo caracteriza-se por um “seqüestro emocional”, no qual somos "reféns” de processos mentais que ainda não adquirimos completo controle.”

29. Perfis Psíquicos ..........................................................141

“Com interesse, aprofundei nas reflexões sobre os religiosos de todos os tempos, e pude assim melhor entender o perfil espiritual dos espíritas, que merece abordagem detalhada em tais compêndios antropológico-espirituais”.
30. Missão dos Inteligentes ........................................ 147
“Ainda hoje, expressiva maioria das criaturas guarda agradável sensação de superioridade quando detentora de largas fatias de cultura e desenvoltura cognitiva. Possuí-la não é o problema, mas sim como nos enxergamos a partir do saber que acumulamos, porque o orgulho costuma encharcá-la de personalismo e vaidade criando uma paixão pela autoimagem de erudição no campo mental.”
31. Severos, Porém, Sem Culpa ................................ 152
"Limite tênue existe entre a severidade como regime de disciplina e o sentimento de cobrança que conduz-nos a querer fazer o que ainda não damos conta. Uma imposição para qual não temos preparo,sendo injustos conosco."


32. Vencendo o Personalismo................................... 155

“A vitória sobre o personalismo, portanto, es' em sair de si acolhendo o outro diferente do eu com interesse altruísta e fraterno, aprendendo a "esvaziar-se do ego", sentindo o outro."
33. Espiritismo por Dentro ........................... ............... 158
“As poses religiosas sempre fizeram parte das atitudes humanas no intuito de convencer o outro daquilo que não convencemos a nós próprios.Essa atitude é reflexo do orgulho em querer parecer o que ainda não somos para fruir das sensações de que estamos sendo admirados e prezados pelos outros.”


34. Solidariedade aos Tarefeiros Espíritas............................. 163

Nossa referência não diz respeito, tão somente, a capacitá-lo para as responsabilidades doutrinárias, e sim em instrumentalizá-lo de condições emocionais para a vida. O endosso de
nossa tese encontramo-lo na profunda solidão e amargura que têm carpido muitos servidores, que a

despeito de estarem “prontos” para a tarefa, não se encontram preparados para viverem em paz.”


35. A Palestra de Maria Modesto Cravo ........... 165
"Os conceitos que tomaram conta da cultura popular sobre o que seja humildade prejudicam em muito seu verdadeiro significado. Associase humildade com simplicidade, pobreza, atitudes discretas e inúmeras coisas parecidas em ser alguém apagado, que não se destaca, que se mantém no anonimato, que não expressa e nem possui qualidades".

apêndice:
Programa de Bezerra de Menezes


Pelos Valores Humanos no Centro
Espírita ......................................... 1 77

Faça o download do Livro aqui: http://pt.scribd.com/doc/37427709/Mereca-ser-Feliz-Ermance-Dufaux

Nenhum comentário:

Postar um comentário